Plantas Adaptogénicas.

Todos sabemos que algum stresse é normal. É um facto da vida. Mesmo o stresse diário, no entanto, pode deixar-nos com níveis reduzidos de energia e desafiar o nosso Sistema Imunitário. Existe uma categoria de plantas chamada “adaptogénicas” que podem ajudar a combater essa fadiga e apoiar uma resposta imunitária saudável.

O que é um Adaptogénico?
De acordo com o Merriam-Webster, um adaptogénico é “uma substância não tóxica e, especialmente, um extracto vegetal que é usado para aumentar a capacidade do corpo de resistir aos efeitos prejudiciais do stresse e promover ou restaurar o funcionamento fisiológico normal”.
Parece simples não é? O funcionamento fisiológico normal parece bastante maravilhoso.

Como funcionam os Adaptogénicos no equilíbrio do stresse?
Por definição, os adaptogénicos promovem uma resposta equilibrada ao stresse, ajudando o corpo a “adaptar-se” aos efeitos prejudiciais que o stresse pode ter sobre o corpo. O que eles não fazem, no entanto, é curar o stresse. Os adaptogénicos auxiliam o corpo ajudando no apoio às funções normais do corpo, mesmo durante os períodos em que as hormonas do stresse podem ser libertadas em maior quantidade. Alguns adaptogénicos podem suportar os níveis de energia, enquanto outros podem fornecer suporte ao Sistema Imunitário.
Estudos indicam que os adaptogénicos funcionam melhor quando tomados diariamente durante e após períodos de stresse. Lembre-se de que, como ocorre com vários produtos fitoterápicos, pode levar entre algumas semanas a vários meses até que comece a sentir as propriedades de equilíbrio do adaptogénico.
Tenha consciência de que cada um de nós tem uma química corporal diferente, então as respostas ao stresse podem variar, assim como a nossa resposta aos adaptogénicos.

Conheça algumas das plantas mais utilizada como adaptogénicas:
Ashwagandha (Withania somnifera) – https://bit.ly/2PeDsP1
Uma planta amplamente usada no Ayurveda – o tradicional sistema planto-medicinal da Índia- a Ashwagandha é usada como um tónico geral, ajudando o corpo a adaptar-se ao stresse. Dados preliminares sugerem que a Ashwagandha também apoia a saúde do Sistema Imunitário.

Astragalus (Astragalus membranaceous) https://bit.ly/2L7gSTb
Usado durante séculos como um popular tónico herbal na China, o Astragalus é uma fonte natural de flavonóides, aminoácidos livres, polissacáridos, oligoelementos e polifenóis, componentes activos que podem ajudar a apoiar a função do Sistema Imunitário.

Fungo Cordyceps (Cordyceps sinensis)
Este fungo tem sido usado por Fitoterapeutas tradicionais chineses durante séculos devido às suas propriedades energizantes e adaptogénicas. Estudos científicos indicam que os constituintes encontrados nos Cordyceps possuem propriedades de eliminação de radicais livres e podem ajudar a apoiar um Sistema Imunitário saudável bem como a função vascular normal.

Ginseng Siberiano
Anteriormente conhecido como Ginseng siberiano, a raiz Eleuthero (Eleutherococcus senticosus) tem sido tradicionalmente usada como um composto que suporta a capacidade natural do corpo de se adaptar ao stresse da vida quotidiana. A raiz de Eleuthero é conhecida por conter numerosos constituintes bioativos.

Maca (Lepidium meyenii) https://bit.ly/2ME0f4q
Como muitos adaptogénicos, a Maca tem sido usada há séculos, principalmente como alimento e como um tónico energético geral. Pesquisas científicas recentes sugerem que a Maca pode ajudar a apoiar funções reprodutivas saudáveis em mulheres e homens.

Panax Ginseng – https://bit.ly/2KUzIxU
Outra planta popular usada pelos ervanários tradicionais durante séculos, o Panax ginseng é conhecido pelas suas propriedades revigorantes, adaptogénicas e tónicas. Estudos modernos mostram que o Panax ginseng é uma fonte natural de centenas de compostos, como ginsenosídeos, fenóis e sacáridos que contribuem para a sua actividade biológica.

Cogumelo Reishi (Ganoderma lucidum) https://bit.ly/2ZwfW3Q
O cogumelo Reishi é um fungo com constituintes bioactivos que sustentam respostas saudáveis do Sistema Imunitário. Os cogumelos Reishi e Shiitake são muito considerados no fitoterápico tradicional e são usados há séculos para promover a saúde e o bem-estar.

Rodiola (Rhodiola rosea) https://bit.ly/33WU3dm
Usado como um tónico por inúmeras culturas que remontam à Grécia antiga, as propriedades adaptogénicas da Rodiola foram descobertas por investigadores russos que observaram a sua capacidade de suportar a resposta do organismo a uma variedade de stressantes químicos, biológicos e físicos.

Manjericão (Ocimum tenuiflorum)
O manjericão, também conhecido como Tulsi, é referenciado como uma planta sagrada no Ayurveda, o antigo sistema tradicional de plantas da Índia. Estudos indicam que o Manjericão sagrado possui propriedades adaptogénicas poderosas, e pode ajudar a apoiar o Sistema Imunitário e promover um clima positivo e calmo.

 

Traduzido por Nutricionista Joana Gonçalves (3188N)
https://www.nowfoods.com/now/nowledge/10-adaptogens-help-balance-stress

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s