Minerais: Cálcio e Magnésio.

Peça a alguém para nomear um mineral da alimentação, e as duas respostas que provavelmente mais receberá são: Cálcio e Magnésio. Embora todos os minerais (mais apropriadamente referidos como micronutrientes) sejam importantes para a saúde e bem-estar, estes dois estão muito acima dos restantes, no que diz respeito à popularidade e uso diário.

Cálcio
Provavelmente o mais conhecido de todos os micronutrientes, o Cálcio é o mais abundantemente encontrado no corpo humano. Embora muitos de nós conheçam o Cálcio como o mineral ósseo necessário para manter uma estrutura esquelética saudável, essa é apenas uma pequena fracção das propriedades benéficas do Cálcio.
O Cálcio é crucial para a função neuromuscular e vascular adequada. Ajuda a manter os níveis séricos de colesterol saudáveis, dentro da faixa normal, e é necessário para secreção hormonal e sinalização intercelular.
O corpo não consegue produzir Cálcio por conta própria, por isso temos que obtê-lo da nossa alimentação. Para manter um controlo rígido do organismo sobre os níveis séricos de Cálcio, os ossos estão sendo “remodelados” constantemente. A remodelação consiste na deposição e perda de Cálcio (reabsorção) do tecido ósseo.
Este processo muda ao longo do ciclo de vida. Durante a infância e a adolescência, a deposição de Cálcio é maior que a reabsorção devido ao rápido crescimento e desenvolvimento. Durante o início e o meio da idade adulta, eles são basicamente iguais. Mais tarde, porém, a reabsorção começa a superar a deposição, levando à perda óssea e às preocupações com a saúde que a acompanham. A ingestão ideal de Cálcio é importante para compensar esse desequilíbrio à medida que avançamos nos nossos anos posteriores.

Magnésio
Como o Cálcio, o Magnésio é abundante no corpo humano e é igualmente vital para a nossa saúde e bem-estar. Este importante mineral é um cofator em mais de 3.000 reações metabólicas. Todos os sistemas imunitário, cardiovascular e nervoso precisam de Magnésio para funcionar normalmente e este coopera com o Cálcio para manter a saúde do esqueleto. Também ajuda a regular a glicose no sangue e desempenha um papel importante nos processos de produção de energia.
Ironicamente, embora o Magnésio seja encontrado abundantemente no corpo humano com uma dieta saudável, algumas pesquisas recentes mostraram que a deficiência de Magnésio está a tornar-se cada vez mais comum, resultado de um estudo mostrando que mais de 50% da população dos EUA não atende à ingestão diária recomendada pelos EUA (IDR) para ingestão alimentar de Magnésio.

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Traduzidor por Nutricionista Joana Gonçalves (3188N).

 

https://www.nowfoods.com/now/nowledge/more-about-calcium-and-magnesium

 

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