Antioxidantes: Como funcionam?

O que é a oxidação?
A cada segundo do dia, ocorre um número incrível de reações bioquímicas dentro no organismo, a maioria delas benéficas mas algumas nem tanto.
Um dos mais prejudiciais é a oxidação. A oxidação é uma reação química na qual uma molécula saudável perde ou é “roubada” de um de seus eletrões.
Uma molécula com um eletrão não emparelhado é chamada de radical livre. Estas moléculas instáveis são altamente reactivas e irão apanhar outras moléculas para roubar um eletrão ou doar um eletrão, com o intuito de criar um número par para si próprias.
Ao fazer isso, um radical livre pode danificar uma célula e os seus constituintes importantes, como proteínas, hidratos de carbono, lipídios e até o ADN, todos quanto os radicais livres atacam. Isso pode levar à interrupção geral da função celular em cascata.

Qual a causa da oxidação?
Ironicamente, algo que é absolutamente essencial para a vida também é uma das principais causas de oxidação – o oxigénio. Se viu um pedaço de fruta descascado a ficar com uma coloração diferente depois de aberto, então testemunhou a oxidação em primeira mão. O mesmo processo ocorre no corpo, apenas em ritmo muito mais lento.
A oxidação nos nossos corpos é normal e estamos muito bem equipados para controlar os radicais livres gerados pela oxidação. No entanto, existem vários factores externos que podem contribuir para a oxidação acelerada, incluindo poluentes e outros produtos químicos, cigarros, álcool e muito mais.
Ao longo da vida, os danos causados pelos radicais livres acumulam-se e os cientistas teorizam que esses danos acumulados contribuem para prejudicar a saúde à medida que envelhecemos (o inevitável processo de envelhecimento).
É importante observar que a oxidação não pode ser evitada; é o resultado de processos fisiológicos normais.

Onde entram os Antioxidantes?
Embora não possamos parar a oxidação, podemos minimizar esse impacto na saúde e na aparência, com Antioxidantes. Um Antioxidante também pode ser chamado de “eliminador de radicais livres” mas os dois termos não são intermodificáveis.
Um Antioxidante é qualquer molécula que seja estável o suficiente para doar um eletrão a um radical livre que está a “rasgar” o organismo, neutralizando-o ou reduzindo a sua capacidade de causar danos. Actualmente existem apenas três nutrientes naturais classificados como Antioxidantes:
Vitamina A – A Vitamina A é, na verdade, um grupo de retinóides e carotenóides lipossolúveis. Existem dois tipos de Vitamina A encontrados na alimentação – Retinóides pré-formados de Vitamina A (por exemplo, Retinol e sua forma esterificada, éster de retinil) e Carotenóides da provitamina A (por exemplo, Betacaroteno). A Vitamina A é importante para inúmeras funções corporais, incluindo a função visual normal, saúde do sistema imunitário, ossos, dentes e pele saudável. O corpo precisa de Vitamina A para utilizar proteínas. E, claro, a Vitamina A também é um Antioxidante que protege contra os danos causados pelos radicais livres.
Vitamina C – Provavelmente o antioxidante mais conhecido. A Vitamina C é uma forte defensora dos danos causados pelos radicais livres. Apoia o sistema imunitário e está envolvida no crescimento e reparo de tecidos, devido ao seu papel na formação de colagénio, principal proteína estrutural do organismo. É um doador de eletrões para a criação de enzimas importantes, bem como um cofactor em vários bioquímicos essenciais.
Vitamina E – A Vitamina E também é conhecida como alfa-Tocoferol, um dos oito compostos solúveis em gordura – quatro tocotrienóis e quatro tocoferóis. É uma vitamina antioxidante conhecida que inibe a produção de espécies reactivas de oxigénio, que são formadas quando a gordura é oxidada. Além disso, a Vitamina E está envolvida numa ampla gama de processos metabólicos, como a sinalização celular e expressão génica, e desempenha um papel na coagulação normal do sangue, na função do sistema imunitário e na função neurológica.

Suplementos Antioxidantes NOW
Hoje em dia é quase impossível evitar algum tipo de exposição diária a poluentes ambientais, produtos químicos e outras substâncias que podem gerar radicais livres no nosso corpo. Até o simples acto de respirar gera essas moléculas nocivas. Mas pode ajudar a minimizar o impacto no corpo e na saúde com suplementos Antioxidantes de qualidade da NOW.

Saiba mais sobre os Suplementos em: http://www.nasofis.net

 

Traduzido por Nutricionista Joana Gonçalves (3188N).

https://www.nowfoods.com/now/nowledge/more-about-antioxidants

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s